Textos
Para download gratuito.
Livros

DIREITOS HUMANOS.
UMA PAIXÃO REFLETIDA.
Mateus Afonso Medeiros
Mateus tinha amor pelas palavras. Lia muito: de textos da área do Direito, das Ciências Políticas e outras ciências sociais à literatura e à filosofia. Encantava-se... e produzia. Também se lançava com prazer à folha em branco, acreditando ali encontrar um sentido de vida: dar forma e asas às idéias. Sistematizar e aperfeiçoar os pensamentos ia muito além de uma obrigação acadêmica ou de um gosto mundano pelo reconhecimento de seus talentos. Era um afazer humanista, uma parte da sua luta por um mundo melhor.
As palavras o encantavam mas não lhe pertenciam. Pertenciam à cultura, ao “outro”. Ele se deliciava com elas para depois devolvê-las, renovadas e reinvestidas de vida e de sentidos. Pois Mateus tinha amor pelo ser humano. Esta coletânea reúne textos que vieram a lume por diversos meios: artigos, trabalhos acadêmicos e palestras.
Refletem e sistematizam o trabalho desenvolvido em momentos distintos de sua curta e intensa trajetória. Nesta trajetória fica demarcada sua paixão pelos direitos humanos, questão de militância e tema de pertinaz reflexão: uma paixão refletida.

ILEGITIMIDADE DA TORTURA NO SISTEMA DEMOCRÁTICO
Otilia Maria Miranda Afonso
A vida e a dignidade da pessoa humana são princípios fundamentais que devem ser observados por cada um de nós, enquanto indivíduos, mas, sobretudo, como membros do Estado. Atos que causam dor e sofrimento a um ser humano não podem ser normatizados pela sociedade.
Em tempos onde a violência é utilizada comumente para a resolução de conflitos, o estranhamento diante da mesma vai se tornando mais difícil. Muitos segmentos da sociedade clamam pelo recrudescimento das leis e das penas como solução para tais problemas, porém o ciclo da violência parece realimentar-se e crescer continuamente.
Somente quando refletimos sobre nossas experiências, nosso passado, nossas ações, somos capazes de vislumbrar novos caminhos. Refletir sobre a tortura é exercício doloroso, mas necessário. Doloroso pela realidade dos casos, das vidas despedaçadas, desconstruídas. Necessário para que tais condições não se reconstituam, para que estas histórias não se repitam.
Cartilhas
